04 janeiro 2011

Examine o seu Gato

Este é o último artigo da rúbrica "Como escolher um Gato", pois penso que já abordei todos os tópicos fundamentais para que possa dar um lar a um gato de acordo com os seus gostos.

Pense duas vezes antes de escolher aquele tal gato adorável com ar indefeso que viu na loja da esquina, na rua ou noutro lado qualquer, pois como a esperança de vida de um gato é de cerca de 15 anos, comprar um gato saudável pode poupar-lhe muitas visitas ao veterinário e, consequentemente, algum dinheiro.
À primeira vista, todos os gatos de uma ninhada parecem semelhantes, contudo com um exame mais pormenorizado será capaz de dizer qual é o gato mais activo, o gato mais envergonhado, o gato mais medroso, o gato mais dorminhoco ou o gato mais curioso. Observe-os a brincar para ver se descobre neles vitalidades ou imperfeições.

Para verificar se aquele tal gato que tem em mente está em perfeitas condições de saúde deve ter em consideração 7 aspectos:

  • A parte de trás do gato deve estar limpa. Levante a cauda devagar e veja se há vestígios de diarreia ou corrimento.

  • Os ouvidos do gato devem estar limpos e secos. Se houver qualquer cera escura, ou se se estiver a coçar, poderá ter ácaros nos ouvidos. Nunca meta nada no delicado canal auricular.

  • Olhos brilhantes sem secreções são um sinal de saúde. Verifique se a terceira pálpebra não está à vista.

  • O nariz deve estar aveludado e ligeiramente húmido, com as narinas sem secreções. Repare na respiração do gato, pois se não for uniforme pode ter uma infecção viral.

  • Abra a boca do gato e procure gengivas rosa-pálido, sem inflamações, dentes brancos e hálito inodoro.

  • O abdómen deve ser redondo, mas o gato não deve ser barrigudo. Quando se pega nele deve-se achar que é um pouco mais pesado do que parecia à primeira vista.

  • A pelagem do gato deve ser macia, lisa e brilhante. Afaste o pêlo para ver se há parasitas ou sujidade de pulgas.

1 comentários:

Guria Faceira disse...

olá !!!!
dicas mais q validas
mas bem eu ainda acrescentaria
exigir sempre carteira de vacinação com vacina etica ou seja importada
e vale lembra q estas vacinas não podem ser vendidas nem aplicadas em balcão de pet ou seja somente pelo veterianrio responsavel exija tbm assinatura do mesmo !!!!
Afinal cuidados nunca são demais
bjo grande

 

©2009 enneGatos | by TNB