22 agosto 2008

Pêlo-curto ou Pêlo-comprido?

Um gato de pêlo-curto não lhe rouba tanto tempo como um gato de pêlo comprido, já que o próprio gato é capaz de tratar da pelagem, de forma que você gastará menos energias para o manter em condições. Deverá, assim, penteá-lo apenas uma vez por semana. Problemas como, por exemplo, pêlo emaranhado, tratamento de feridas e afastamento de parasitas serão mais fáceis de resolver se o seu gato for um pêlo-curto.

Por norma, os gatos com pêlo-curto são mais activos e independentes do que os de pêlo-comprido, portanto, se tem uma vida muito ocupada é preferível um pêlo-curto.

Um exemplo concreto de um pêlo-curto famoso e conhecido por quase todas as pessoas é o Siamês. Ele é geralmente muito “falador” e exige bastante atenção aos seres humanos, sendo também considerado parecido a um cão pela sua grande dedicação.


Já um Pêlo-comprido…
A pelagem espectacular de um pêlo-comprido é o seu principal atributo, necessitando de ser escovado diariamente. Caso contrário, além do seu gato acumular no estômago bolas de pêlo que lhe irão prejudicar a digestão, também ficará com a pelagem desgrenhada e emaranhada.
Obviamente que se gostar de gatos, a beleza e a natureza dócil compensam as horas perdidas com o tratamento da pelagem.

Um exemplo duma raça de pêlo-comprido é o Ragdoll, que é um gato muito gentil e quando escolhe um dono acompanha-o permanentemente. Ragdoll significa “boneca de pano” o que indica que uma das características dele seja o relaxamento total quando o pegamos ao colo.

Se ainda assim estiveres indeciso, podes optar por um "Meio-pêlo-comprido".

De facto, um meio-pêlo-comprido pode ser o gato ideal para ti. Porquê? Se gostares mais do aspecto de um "pêlo-comprido" e não tiveres o tempo necessário para os seus cuidados diários pensa em adquiri um gato deste tipo, que possui uma longa pelagem na parte superior, sendo menos comprimida na parte inferior.

2 comentários:

Skarlya disse...


Muito bom o blog.
Ótimo para obter informações sobre cuidados para quem não tem muito conhecimento sobre esses animais lindos e fofos.

Ivan Pimenta disse...

É esse o objectivo deste meu blog pois penso que se fala pouco sobre este tema em concrecto na blogosfera de língua portuguesa :)

 

©2009 enneGatos | by TNB